cbc7df4aa34321cbded18021b0a6db07.jpg
24d2cfb65a8bf2de4f27582070780c00.jpg
Armamar

O setor primário domina a economia no concelho de Armamar, localizado no norte do distrito de Viseu, na margem esquerda do rio Douro, destacando-se as empresas ligadas à fruticultura e vitivinicultura.

Nas freguesias mais a norte localizam-se as vinhas do vale do Douro que albergam algumas das mais importantes quintas durienses, onde se produzem vinhos do Douro e Porto de excelência, vendidos em Portugal e exportados para todo o mundo.

A sul, nas freguesias viradas para o Planalto Beirão, estendem-se os pomares de macieiras que fazem de Armamar a Capital da Maçã de Montanha, produzindo-se anualmente mais de 50 mil toneladas deste fruto. Além da maçã, em Armamar produzem-se também com qualidade castanha e cereja, esta com cada vez maior expressão.

No setor secundário, as indústrias que existem estão ligadas ao setor vinícola, com unidades de produção e engarrafamento de vinhos, à fruticultura, com unidades de armazenamento, conservação e embalagem de frutas e ao agroalimentar, com a indústria transformadora de carnes (de suínos e caprinos) e dos laticínios (com os queijos frescos e curados de leite de cabra). O setor industrial teve até há pouco tempo forte representatividade da indústria da construção civil, mas a atual conjuntura económica tem provocado fortes mudanças nesta área de negócio.

Em termos de população Armamar é, à semelhança de tantos outros municípios do interior, um município que vem registando perdas em número de habitantes, com um aumento da população idosa e uma diminuição da população jovem. No entanto, com o incremento da atividade agrícola e investimentos que vêm sendo realizados, a Câmara Municipal de Armamar tem "boas expectativas em relação ao futuro".

Em termos de património – que a par das belezas naturais potencia o turismo -, a igreja matriz (monumento classificado como monumento nacional), as capelas do Espírito Santo, de Santa Bárbara e de São Lázaro, são marcos locais, justificando também visita as ruelas do Outeiro e a cascata da Misarela.