cbc7df4aa34321cbded18021b0a6db07.jpg
24d2cfb65a8bf2de4f27582070780c00.jpg
Lamego

Assumindo-se como o centro histórico e cultural do Douro Património Mundial da Humanidade, o município de Lamego tem no turismo uma das suas principais potencialidades.

Este concelho, com mais de 26.500 habitantes, tem uma ligação muito próxima ao Rio Douro, conseguindo registar um crescimento sustentado no número de turistas, nacionais e estrangeiros, sobretudo da vizinha Espanha.

As vinhas, os monumentos, a gastronomia, as quintas, o rio, as rotas, as romarias, a produção de espumante e de vinho do Porto são alguns dos motivos que levam os turistas a visitar o concelho.

No entanto, os serviços do Estado continuam a ter um grande peso na empregabilidade local. O comércio tradicional atravessa algumas dificuldades, mas é ainda um setor importante da economia local.

Lamego conta com cerca de 500 empresas, sendo que grande parte delas tem uma faturação acima dos 150 mil euros. A autarquia desenvolveu uma zona industrial com 25 lotes. O setor primário tem também peso no concelho, com destaque para a agricultura, responsável por produtos como vinhos, espumantes (a maior empresa do país está instalada em Lamego) e frutas.

Quanto à educação, Lamego tem uma rede escolar com estabelecimentos de todos os graus de ensino e, na área da saúde, entrou este ano em funcionamento o novo Hospital de Proximidade, investimento que privilegia a componente de ambulatório.