Com uma população cada vez mais envelhecida, o concelho de Santa Comba Dão apresenta muitas potencialidades na área do recreio e do lazer, graças ao espelho de água do Granjal e da Praia Fluvial da Senhora da Ribeira, que permitem a prática de desportos náuticos diversificados, aliados à beleza natural das paisagens.
Santa Comba Dão vive ainda muito do setor dos serviços, sendo considerado um dormitório dos concelhos limítrofes (Carregal do Sal, Tábua, Penacova, Mortágua e Tondela), onde grande parte da população ativa exerce a sua profissão.
Em algumas povoações, a agricultura é um fator económico determinante, principalmente para a população mais envelhecida e residente nos núcleos mais rurais. No entanto, esta caracterização setorial está a mudar, porque a indústria constitui, em paralelo com o turismo, um fator económico decisivo para o desenvolvimento do concelho.
Atendendo às características geográficas do concelho e à forte presença de linhas de água, foram criados três polos de desenvolvimento (Guarita, Catraia e Lameiras) que, dada a sua localização e exposição, permitem a criação de unidades de várias dimensões sem impacto negativo no ambiente. A centralidade do concelho e as boas infraestruturas rodoviárias e ferroviárias existentes ligam rapidamente Santa Comba
Dão aos grandes centros urbanos nacionais e internacionais, fazendo deste concelho um polo atrativo para o investimento.