Oliveira de Frades é um concelho que tem dado provas da sua capacidade empreendedora, de progresso e crescimento, conseguindo contrariar a tendência nacional de estagnação económica.
Com uma localização geográfica que o coloca a meia hora de Aveiro, a uma hora do Porto e de Coimbra e a duas horas e meia da capital, tem uma zona industrial considerada de referência, que oferece emprego a uma grande percentagem da população do concelho e também oriundos de outros locais.
A boa localização, juntamente com os investimentos feitos pela Câmara, tem contribuído para o crescimento e ampliação da zona industrial e para a fixação de empresas de projeção nacional e internacional.
As 11 maiores empresas do concelho têm um volume de negócios de cerca de 800 milhões de euros e um valor de exportação que ronda os 200 milhões de euros.
A atividade avícola é outro dos pontos fortes da economia local, tendo Oliveira de Frades sido mesmo proclamada Capital Nacional do Frango do Campo. O município assume-se como dinâmico e moderno, oferecendo uma multiplicidade de bens e serviços que contribuem para a fixação e o aumento da população e para a atração de milhares de visitantes.
Por todos estes fatores, Oliveira de Frades foi considerado o concelho do distrito de Viseu com melhor qualidade de vida, segundo um estudo efetuado pela Universidade da Beira Interior.