O concelho de Nelas, onde sobressai a atividade agrícola, insere-se em duas regiões demarcadas de Portugal, a do Vinho do Dão e a do Queijo Serra da Estrela.
Localizado na margem direita do rio Mondego e na margem esquerda do Rio Dão, tem nas vinhas e pomares, olivais e pinhais uma grande atividade económica, embora desde o início do século XX se tenha verificado um dinamismo progressivo ao nível industrial.
A privilegiada situação geográfica e a passagem do caminho-de-ferro, aliado ao dinamismo local, fizeram com que Nelas, durante todo o século XX, assumisse mesmo a primazia industrial no distrito de Viseu.
Primeiro foram os Fornos Elétricos e a Empresa Nacional de Urânio, em Canas de Senhorim, e, mais recentemente, após a decadência daquelas empresas, várias outras comerciais e fabris se localizaram no concelho. As Caldas da Felgueira, localizadas em pleno meio rural, são outro dos atrativos do concelho, onde o turismo desponta. A localização entre as serras do Caramulo e da Estrela confere ao concelho uma localização que potencia um grande número de visitas por parte de forasteiros.