Tondela é hoje um dos municípios mais industrializados da região de Viseu, considerado uma referência económica, por conseguir manter grandes empresas no seu território e atrair novos investimentos.
Apesar de a conjuntura nacional se caracterizar pela deslocalização de empresas, Tondela tem conseguido inverter essa tendência, registando taxas de desemprego abaixo dos índices nacionais e um crescimento económico acima dos níveis médios do país.
A atividade turística também tem um forte impacto na economia local, atendendo ao número de postos de trabalho que oferece na restauração, na hotelaria e no artesanato.
O turismo de natureza é uma das apostas do concelho, com o projeto "Montes de Aventura", que quer devolver vivacidade às freguesias serranas de S. João do Monte, Guardão, Silvares, Caparrosa, Barreiro de Besteiros, Castelões e Mosteirinho e diferenciar a marca Caramulo.
O plano de promoção do Caramulo é um exemplo de cooperação estratégica entre setor público e privado para potenciar o crescimento e desenvolvimento da atividade turística.
No setor primário, predominam as atividades da agricultura, com destaque para a produção de vinho, e da avicultura e da pecuária.