Situado no coração do Dão, o concelho de Penalva do Castelo é essencialmente agrícola, contando com boas condições agronómicas, que permitem fazer crescer nas suas terras produtos de excelência.
Trata-se do concelho que muitos consideram o "berço" da maçã Bravo de Esmolfe, uma variedade que terá aparecido há cerca de 200 anos na aldeia de Esmolfe e que se vem assumindo pelas suas qualidades terapêuticas.
A par da maçã Bravo de Esmolfe, o concelho é afamado devido ao vinho "Dão de Penalva do Castelo", um produto produzido com alta qualidade devido às especificidades climáticas, aliadas à riqueza dos solos. O terceiro produto endógeno de excelência do concelho é o queijo Serra de Estrela, produzido de forma tradicional.
Apesar de predominarem as atividades ligadas ao setor primário (agricultura e pecuária), o setor secundário tem também alguma relevância, com indústrias de construção civil e de lanifícios.
As paisagens do concelho, aliadas à diversidade do património histórico-cultural, à riqueza gastronómica e ao artesanato (latoaria, tanoaria, cestaria e pirotecnia) fazem com que este seja um concelho do interior muito visitado por turistas.